Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Senhora Dança? A Mandy pelas danças da vida.

Um blog para todas as mulheres depois dos “entas” . Mulheres que, na plenitude das suas vidas, desejam celebrar a liberdade de assumirem a sua idade, as suas rugas, os seus cabelos brancos e que querem ser felizes

A Senhora Dança? A Mandy pelas danças da vida.

O anfiteatro romano de Conimbriga é um caso único no país em termos de estado de conservação

O anfiteatro romano de Conimbriga é um caso único no país em termos de estado de conservação e a intervenção planeada pelo Museu Monográfico de Conimbriga vai permitir visitar e conhecer o que, no mundo romano, era um espaço com capacidade para 4500 a 5000 espectadores.

Conimbriga

A direcção do Museu Monográfico de Conimbriga pretende iniciar as escavações no anfiteatro, algo que deveria ter ocorrido em 2013, abrindo o espaço ao público durante os trabalhos, que serão desenvolvidos a longo prazo e em permanência.
Construído num vale, e em forma de elipse, o monumento tem dimensões de 90 por 60 metros e mais de 20 metros de altura. Os níveis originais do anfiteatro da cidade da antiga Lusitânia encontram-se soterrados entre 3,5 a 4 metros abaixo dos níveis actuais do solo.

Conimbriga 2

No anfiteatro de Conimbriga nunca se fizeram escavações sistemáticas, pelo que é muito parcial o que dele se conhece, e todavia muito mais elaborado que o anfiteatro de Bobadela. Embora se tenha também aproveitado uma depressão natural para se proceder à sua instalação, as três galerias radiais que constituem uma das entradas deixam evidente que foram necessários outro esforço e outra técnica para construir este anfiteatro, que certamente apresentava aspecto mais próximo dos protótipos estes edifícios” 

Conimbriga 1

Conserva bem visível as galerias de acesso, o que encontramos é precisamente um pórtico de grandes dimensões que poderia dar acesso à arena e a eventuais recintos de recolha de animais para espectáculo.

 

Fonte : Portugal Romano